Se preparem!

Publicado em: 08/07/2009

A Google, maior empresa de tecnologia do mundo, marca mais valiosa, emprego dos sonhos dos grandes gênios da informática, empresa mais inovadora do planeta e futura maior corporação do universo quer mais, muito mais. E como escrevo em jornais há 15 anos, no início sobre curiosidades dos esportes e de dois anos pra cá sobre internet, resolvi repassar aos amigos um pouco mais do Google Wave, que vai virar de pernas pro ar a internet. No site www.wave.google.com você tem um vídeo explicativo de 80 minutos (em inglês), que é a apresentação do beta do Google Wave, desenvolvido por programadores australianos. Vale muito a pena dar uma conferida.

Revelado pela Gerente de Produto, Stephanie Hannon, em seminário que este escriba teve acesso, o Google está atualmente trabalhando numa integração do Orkut com o Google Wave, uma ferramenta que trará verdadeiros benefícios de comunicação entre os usuários da rede de relacionamentos.

A novidade, que visa ajudar na habilidade de compartilhamento de conteúdo, é completamente inovadora e diferente do que é possível obter atualmente em redes concorrentes como Facebook e MySpace. No Orkut, os usuários poderão criar seus próprios Waves e convidar seus amigos para participar e colaborar.

Também será possível acompanhar todas as mudanças através de um painel, similar ao próprio Google Wave, e fazer pesquisas no conteúdo existente. Se o Google realmente deseja ter sucesso com esse novo formato de comunicação, o Orkut é o caminho mais natural a ser trabalhado. Apesar de odiar o Orkut este colunista terá então que se render e finalmente fazer uma conta.

Mistérios – Como apresentado por seus criadores, o Google Wave apresenta grandes vantagens quando utilizado de forma colaborativa. Dependendo da atividade a ser realizada, pode até se tornar mais útil que o próprio Gmail e Docs. Sua facilidade em promover colaboração, gerar comunicação em tempo real e integração de diversos tipos de conteúdo, é fenomenal !!

Simetria – Com uma perfeita simetria entre compartilhamento e colaboração, o Google Wave foi desenhado como forma de aprimorar as ferramentas existentes e adicionar valor, ponto chave e fundamental para o sucesso da plataforma. Tudo-ao-mesmo-tempo-agora, como sonharam os Titãs.

As “ondas”  – Ao criar uma “onda”, ou “Wave” em inglês, o utilizador terá em mãos um conjunto de ferramentas interessantes para poder tornar facilmente seu conteúdo relevante para outras pessoas ou até mais produtivo. Uma das funcionalidades tem como base a “conversação”, onde o conteúdo pode ser discutido por diversas pessoas de forma simultânea, e incrivelmente, em tempo real.

Interatividade – As conversas entre os participantes podem ser tanto adicionadas ao rodapé do conteúdo quanto em seu interior, muito semelhante as conversações que existem em e-mails onde a resposta é inserida dentro do texto original. No Google Wave, esse molde de conversação passa a ser mais limpo e fácil para a visualização.

A mágica – Poderão ser compartilhados diversos tipos de conteúdo, incluindo fotos. Neste caso, basta abrir a pasta onde os arquivos estão armazenados e arrastá-los para dentro da janela do navegador. o Google Wave automaticamente enviará os arquivos para todos os participantes e tornará disponível. Existe também a opção de incorporar as fotos compartilhadas em blogs e sites ou assistir a um slideshow diretamente do Wave.

Edição múltipla – Qualquer conteúdo compartilhado poderá ser editado entre os participantes. Em caso de textos e fotos, os participantes podem editar um texto, adicionar novos conteúdos, legendar fotos e muito mais. Todas as ações são automaticamente exibidas em tempo real para todos os participantes, na caso do autor original, o mesmo verá as alterações feitas com destaque. Sensacional, não ??!!!

Tempo real – Nas fotos incorporadas em blogs e sites através do Google Wave, os comentários serão agregados em tempo real juntamente ao Wave relacionado, o que permitirá ao autor responder com muito conforto. Uma experiência de usabilidade única.

That´s all, Folks ! See you later ! God Bless you !

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *