Spot em radionovelas

Publicado em: 27/01/2008

Paralelo ao jingle, o spot também era utilizado como peça de áudio em publicidade para anunciar, por exemplo, nos anos 1960 na Rádio Diário da Manhã de Florianópolis, o Sabonete Lever, Sabonete Palmolive, Talco Palmolive e Creme Dental Colgate.
Por Ricardo Medeiros

 Neste tipo de mensagem destaca-se a voz do locutor que « torna sensível o sentido da palavra, que é personalizada pela cor, ritmo, fraseado, emoção, atmosfera e gesto vocal » ( SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio : oralidade mediatizada : o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo : Annablume, 1999. P. 54) . Há de se dizer ainda que esta voz será guiada, modulada, em função do público a ser atingido.
O spot muitas vezes pode ser embalado por uma leve trilha musical ao fundo. De um outro modo dito, não há canto que se sobressaia, exceto em alguns casos no início da propaganda ou no meio ou no final dela com a assinatura sobre o produto. Em sua maioria, cada spot tem em média 30 segundos para articular conceitos e idéias sobre o que será oferecido ao público.
De acordo ainda com Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, o fator que  torna  interessante a análise do spot como fonte para discussão da linguagem do rádio   « reside no fato de que o texto, que é traduzido pela performance do locutor, passa pela escritura, ou seja, a voz torna presente aquilo que fora anteriormente pensado em termos de escrita. Este texto, por sua vez, adquire uma organização e estrutura sintática diferentes daqueles que é elaborado para ser apreciado pela visão, uma vez que tem como alvo um receptor em constante movimento e um canal de comunicação com o aparato da imagem »(P.18).
Para melhor explicar o funcionamento de um spot, tomamos a nível de ilustração a propaganda do Sabonete Palmolive , veiculado na novela Lágrimas de Mãe. Nesta peça   percebe-se que logo no início o ouvinte entrava em contato com um pequeno trecho musical referente à mercadoria: « Limpando sua Pele/ Palmolive Embeleza… ». Em seguida havia uma locução feminina que iria discorrer aos amantes de novelas o método embelezador palmolive, com suas vantagens para que mulher ficasse com uma pele mais bonita e atraente : « (…)Especialistas de pele provaram o método embelezador Palmolive em 1.285 mulheres de todas as idades e de todos os tipos de pele/ Em apenas 14 dias, 2 entre 3 dessas mulheres ficaram com a pele mais limpa, mais fresca, aparência mais jovem (…) ».  Após a locução feminina, que tomava o maior espaço da mensagem publicitária, o spot do Sabonete Palmolive terminava com uma pequena assinatura cantada :  « Pele enveludada/Mais bonita/ Embelezada com Palmolive ».
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *