Supercomputador chinês é o mais poderoso do mundo

Publicado em: 08/12/2014

ETHEVALDO: Bom dia, Nonato, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

NONATO – Ethevaldo, quais são os supercomputadores mais rápidos e mais poderosos do mundo? Você tem a lista mais recente dessas máquinas?

ETHEVALDO: Acabo de receber essa lista, Nonato. Periodicamente uma organização especializada a TOP500 divulga o ranking dos supercomputadores mais rápidos e poderosos do mundo.

NONATO – E qual é o campeão mundial nessa área?

ETHEVALDO: Pelo terceiro ano consecutivo Nonato, é um supercomputador chinês, o Tianhe-2, nome poético que significa Via Lactea, instalado Centro Nacional de Supercomputação de Guanzhou, na China.

Essa supermáquina consegue fazer 33,86 quatrilhões de cálculos elementares por segundo – ou, na linguagem técnica, 33,86 petaflops/seg.

FLOPS significa operações de ponto flutuante por segundo.

NONATO – E quais os outros nove supercomputadores dessa lista dos mais poderosos?

ETHEVALDO: Nessa lista, a IBM tem 4 supermáquinas chamadas Blue Gene/Q. A empresa Cray tem dois modelos; a Fujitsu tem um; e a Power Edge outro.

NONATO – Para que serve um supercomputador?

ETHEVALDO: Uma das aplicações mais interessantes para o bem da humanidade é a simulação do clima do planeta, de modo a tornar as previsões do tempo muito mais confiáveis e de longo prazo. Outra aplicação magnífica é na área de pesquisa e decodificação do código genético de animais e de pessoas.

E um aplicação muito menos simpática é na área militar, para a pesquisa e o desenvolvimento de bombas nucleares.

NONATO – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *