Supercomputador chinês é o mais poderoso do mundo
ETHEVALDO: Bom dia, Nonato, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.
NONATO – Ethevaldo, quais são os supercomputadores mais rápidos e mais poderosos do mundo? Você tem a lista mais recente dessas máquinas?
ETHEVALDO: Acabo de receber essa lista, Nonato. Periodicamente uma organização especializada a TOP500 divulga o ranking dos supercomputadores mais rápidos e poderosos do mundo.
NONATO – E qual é o campeão mundial nessa área?
ETHEVALDO: Pelo terceiro ano consecutivo Nonato, é um supercomputador chinês, o Tianhe-2, nome poético que significa Via Lactea, instalado Centro Nacional de Supercomputação de Guanzhou, na China.
Essa supermáquina consegue fazer 33,86 quatrilhões de cálculos elementares por segundo – ou, na linguagem técnica, 33,86 petaflops/seg.
FLOPS significa operações de ponto flutuante por segundo.
NONATO – E quais os outros nove supercomputadores dessa lista dos mais poderosos?
ETHEVALDO: Nessa lista, a IBM tem 4 supermáquinas chamadas Blue Gene/Q. A empresa Cray tem dois modelos; a Fujitsu tem um; e a Power Edge outro.
NONATO – Para que serve um supercomputador?
ETHEVALDO: Uma das aplicações mais interessantes para o bem da humanidade é a simulação do clima do planeta, de modo a tornar as previsões do tempo muito mais confiáveis e de longo prazo. Outra aplicação magnífica é na área de pesquisa e decodificação do código genético de animais e de pessoas.
E um aplicação muito menos simpática é na área militar, para a pesquisa e o desenvolvimento de bombas nucleares.
NONATO – Até amanhã.
Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias. É colaborador da revista Época e comentarista da Rádio CBN. Ethevaldo cobre o setor tecnológico ligado à comunicação há mais de 40 anos entrevistando cientistas, participando de congressos internacionais e visitando exposições, laboratórios e universidades.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!