Tablet barato

Publicado em: 13/03/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, em sua opinião, qual é o papel dos tablets na educação?
Ethevaldo – Acho que eles têm um papel revolucionário. O problema, entretanto, é o seu custo para a grande maioria dos estudantes do Brasil. Mesmo com a desoneração de impostos, eles ainda não estarão ao alcance dos jovens das camadas de menor renda do País.
Milton – E qual seria a alternativa, então?
Ethevaldo – A Índia talvez tenha uma boa solução para esse problema, Milton. Aquele país acaba de lançar o Aakash 2, um tablet de 7 polegadas, que está sendo vendido por apenas US$ 20, e que pode deflagrar três revoluções: atropelar os grandes fabricantes de PCs, educar bilhões e transformar a computação como a conhecemos.

Milton – A Índia já tinha uma solução parecida com essa, não é verdade?
Ethevaldo – Tinha, Milton. Mas, no passado, era apenas um projeto e um protótipo que não chegaram a decolar. Agora, é um produto que está sendo lançado pela Datawind, uma empresa ou startup de capitais ingleses, indianos e canadenses.

Milton – Você acha que o Brasil poderia ter um projeto desse tipo?
Ethevaldo – Teoricamente, sim. Aliás, essa é exatamente a dúvida de Peter Knight, um especialista norte-americano em telemática e educação, baseado no Rio de Janeiro, que me fez essa mesma pergunta: “Será que o Brasil poderia criar ou importar um tablet desse tipo em condições especiais?” Eu acho que o governo brasileiro poderia criar ou importar um tablet com essas características, se, realmente, desse prioridade à educação. Na prática, existem três obstáculos a um projeto desse tipo no Brasil: a burocracia, a política tributária e a campanha eleitoral em curso. Diante dessas barreiras, é difícil que o País dê prioridade a um projeto educacional desse tipo: ou seja, um tablet de 40 reais. Talvez com a campanha eleitoral, que já empolgou o Planalto, possamos ter mais uma bolsa ou cota nessa área, Milton.

Milton – E como poderemos obter mais informações sobre esse tablet indiano?
Ethevaldo – O ouvinte da CBN pode optar por dois caminhos. Um deles é entrar no meu site pessoal: www.ethevaldo.com.br. O outro é acessar o site colaborativo www.oraculodigital.com e procurar o link no final da notícia que está na primeira página.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *