Tablet ou smartphone?
Rádio Cbn Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Ethevaldo, qual é o tamanho ideal dos tablets, na sua opinião: 10, 8 ou 6 polegadas? Ethevaldo – Para mim, é o de 10 polegadas, Milton. Mas, isso é muito subjetivo. O tamanho ideal, segundo os especialistas, é aquele que mais agrada ao usuário. A rigor, cada um desses tamanhos de tablet tem suas vantagens e desvantagens. Milton – Mas, qual deles deverá conquistar a maior fatia de mercado? Ethevaldo – Talvez a Samsung seja a empresa que mais busque a resposta para essa pergunta. E sua opinião mais recente é de que os smartphones maiores podem substituir os tablets menores. Por outras palavras, o tamanho ideal é aquele que combina, ao mesmo tempo, um smartphone e um tablet.
Milton – E qual é esse tamanho que atende às duas finalidades, de smartphone e de tablet?.
Ethevaldo – Eu acho que poderíamos chamar de tablette – que é exatamente o intermediário entre o tablet e o smartphone. E o melhor exemplo é que eu conheço no mercado é o Galaxy Note II. Ele tem quase 6 polegadas por 3 de largura. É exatamente um superphone e um minitablet, ou tablette. Tem comunicação também em Wi-Fi. Sua tela proporciona imagens excelentes graças ao LED orgânico, de matriz ativa, o Amoled. Seu sistema operacional é o Android 4.1, com o maior número de aplicativos de todos os sistemas operacionais. Usa um processador de 1,6 GHz quad core, Dispõe de memória adicional de 64 gigabytes num cartão micro.
Milton – E todas essas características já não existem nos concorrentes?
Ethevaldo – Existem, sim, Milton. Mas não reunidas num único tablet-smartphone. E, sim, separadamente, nos tablets maiores ou nos smartphones menores.
Milton – E que quais são os pontos negativos desse aparelho da Samsung?
Ethevaldo – No Brasil, com os impostos absurdos que incidem sobre o produto, seu preço pode ser superior a R$ 2.200, enquanto nos EUA ele custa menos de US$ 400, ou R$ 800. Mas é bom dizer, como conclusão, que a escolha de qualquer produto eletrônico de uso pessoal depende muito mais de razões subjetivas do que de argumentos objetivos.
Milton – Até amanhã.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
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