Trabalho no futuro

Publicado em: 03/05/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Ethevaldo, hoje é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Você prometeu falar sobre o teletrabalho em 2025.

Ethevaldo – Vamos lá, Milton. O Brasil e muitos países comemoram nesta semana o Dia do Trabalho. Um bom tema para nossa antevisão do futuro é, portanto, o teletrabalho em 2030. Em primeiro lugar, é bom lembrar que teletrabalho não é apenas o trabalho em casa, mas em qualquer lugar, longe do ambiente formal do escritório, da fábrica ou do laboratório.

Milton – Mas o teletrabalho já não existe hoje?

Ethevaldo – Existe, Milton. Mas nos próximos 20 anos ele será muito mais amplo e disseminado, além de tecnologicamente muito mais sofisticado.

Milton – Que diferenças tecnológicas terá o trabalho a distância em 2030?

Ethevaldo – Terá duas grandes diferenças. A primeira quanto à infraestrutura, baseada predominantemente em redes de fibras ópticas de alta velocidade, banda larga e computação em nuvem. A segunda será quanto ao desempenho ou performance, com a transmissão de dados, voz, imagens, fotos, vídeo, gráficos e textos. Na área de serviços, mais de 50% dos trabalhadores poderão trabalhar em locais remotos, seja em residências, seja em viagem, hotéis, aeroportos ou ar livre.

Milton – Como se sente o teletrabalhador que já experimenta essa nova realidade?

Ethevaldo – Posso dar meu testemunho, Milton, porque já sou um teletrabalhador. A maior parte de meu trabalho é feita em meu escritório doméstico ou home office. É ótimo trabalhar no horário mais conveniente, no silêncio da noite ou da madrugada. Temos, no entanto, de ter muito mais disciplina e evitar a interferência de sogra, filhos, vizinhos ou visitas inesperadas. Em resumo, o maior desafio é trabalhar com método e disciplina, não apenas no lar, como em viagem, nos aviões, aeroportos e hotéis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *