Transmissão direto de Wembley

Publicado em: 13/05/2007

Confesso a vocês que tenho muita coisa para contar a você que gosta do rádio, mas, acho que poucos o amam como eu. Já escrevi nesta coluna coias passadas no início da carreira, minha contratação pela Jovem Pan, minha primeira cobertura de Carnaval e hoje vou relatar um fato que relembro sempre quando alguém fala em Transmissões Internacionais.
Por Edemar Annuseck

Eu tinha sido contratado em Maio de 1989 para ser o Chefe de Esportes e Narrador Titular da Rádio Tupi de São Paulo, então em nova fase já em am1150 e não mais nos 1040 em que ficou famosa com Pedro Luis e Mário Moraes. O Barbosa Filho formou na época a Rede Brasileira dos Esportes; o comando era da Tupi de São Paulo, Tamoio do Rio e Clube de Pernambuco. Em Março de 1990 – alguns meses antes do Mundial da Itália – fui a Londres transmitir um amistoso Brasil e Inglaterra, no lendário estádio de Wembley. Cheguei a Londres no domingo e na terça-feira pela manhã me dirigi a BBC com o objetivo de pagar a assistência técnica do jogo – algo em torno de 1.700 dolares -. Na época só com autorização da BBC se poderia transmitir de Wembley.
Ao chegar ao escritórios da BBC, tomei conhecimento que não havia nenhuma solicitação de circuito de transmissão reservado, para a Rádio Tupi, ou Clube de Pernambuco ou Tamoio do Rio ou ainda Difusora do Brasil, razão social da Tupi de São Paulo, até os dias de hoje, senti um frio na espinha. Miss Fiona, que atendia  as emissoras brasileiras mostrou um telex, da Embratel, de Janeiro de 1990, encaminhado pelo Barbosa Filho para saber quanto custaria o trabalho, e, nada mais. E agora, o que fazer ? Falei com o Barbosa Filho que de cara disse : “qui cagada meu ! Pediu que entrasse em contato com o Jader de Oliveira – jornalista brasileiro da BBC  – mas, ele que morava nos arredores de Londres, também não sabia o que fazer. Resolvi agir sozinho; no dia do jogo cheguei ao estádio de Wembley às 8 horas da manhã, o jogo começaria as 20 horas locais.
Mas, DEUS mostrou mais uma vez como é brasileiro; consegui um telefone público, fiz um contato com a British Telecom e consegui que  instalassem um telefone, no setor de imprensa. Ajudado por companheiros de outras emissoras brasileiras, que cederam microfone, fone, mixer, fiz uma  transmissão que dava a impressão de estar nos estúdios da rádio no Brasil. Guardo esse jogo em meus arquivos com imagem da tv e o som da minha transmissão. O Brasil perdeu por um a zero, gol de Gary Linneker. A rádio acabou gastando 312 dolares com a instalação da linha e, o Barbosa recebeu de volta mais de 1.388 dólares. Em tempo : A BBC de Londres detém os direitos para dar assistência técnica e o faz até hoje, instalando todos os equipamentos, para as transmissões na Grã-Bretanha. Pelo menos até que eu saiba ela continua ditando as regras e cobrando uma fábula – 1.700 dólares – para dar Assistência Técnica. Outro dia uma rádio do México esteve em Curitiba e pagou 100 dólares para um técnico local fazer a instalação. Acho que está na hora de mudar essa situação !

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *