Tudo pelo Cinema no CurtaDoc

Publicado em: 23/07/2012

Francisco Cesar Filho, convidado especial do episódio

A paixão pela sétima arte une os personagens do CurtaDoc que estreia na terça-feira, 24 de julho, às 21 horas, no SescTV. Tudo pelo Cinema apresenta as histórias de Minami Keizi no curta Minami em Close up – a Boca em revista, de José Japonês no documentário Duralex, Sedlex e de José Luiz Zagatti em Mini Cine Tupy. O episódio é comentado pelo cineasta Francisco Cesar Filho, convidado especial desta edição do CurtaDoc. O CurtaDoc é uma realização da Contraponto, produtora sediada em Florianópolis.

“O programa traz à luz três pessoas muito especiais que dedicaram as vidas ao cinema. São homens que mobilizaram, transformaram realidades e fizeram a diferença. Graças a esses filmes eles deixaram de ser anônimos e podemos conhecer suas histórias”, declara Francisco Cesar Filho.

Minami Keizi, editor da revista Cinema em Close-up, concretizou o sonho de colocar em circulação uma publicação porta voz da Boca do Lixo, nos anos 1970. O curta Minami em Close up – a Boca em revista, de Thiago Mendonça (SP, 2008) acompanha sua trajetória e esta cena cinematográfica brasileira. A publicação fez sucesso divulgando fotos de atrizes em poses sensuais e trazendo à tona a discussão sobre mercado, o cinema de gênero e a pornochanchada.

Duralex, Sedlex, de Henrique Silveira, Luciana Tanure, Marília Rocha (MG, 2001), apresenta a história de José Japonês, um homem que dedicou sua vida ao conserto de projetores de cinema. O ofício fez dele um exibidor de filmes no quintal de casa. O documentário mostra sua arte e técnica, a autodeterminação e destino.

O catador de papelão José Luiz Zagatti, um homem fascinado por projeção de filmes, é retratado em Mini Cine Tupy, de Sérgio Bloch (SP, 2002). Sozinho, ele montou uma pequena sala de cinema com materiais encontrados em lixões e ferros-velhos, na garagem de sua casa. O cinema funciona todos os domingos e a sessão começa assim que anoitece, com entrada franca.

No encerramento do CurtaDoc, o quadro Curtas Palavras traz o tema Documentários para pensar. Falam sobre o assunto, os cineastas Clementino de Jesus, Dario Gularte e Claudia Mesquita.

Tudo pelo Cinema integra a segunda temporada do CurtaDoc no SescTV, com 52 programas inéditos e exibição de 170 documentários brasileiros. A série faz uma panorama da produção de curtas-metragens no gênero documentário, em episódios semanais com uma hora de duração. Os curtas são comentados por produtores, cineastas e pesquisadores e discutem os mais variados assuntos da cultura brasileira. O canal SESCTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77operações de TV a cabo em todo o território nacional.

O CurtaDoc na web é o primeiro acervo especializado em documentários brasileiros e latino-americanos. A coleção conta hoje com 813 curtas que podem ser assistidos na íntegra. Realizadores da América Latina podem inscrever suas produções diretamente no www.curtadoc.tv e participar de seleções para programa na televisão.

Confira: www.curtadoc.tv | facebook.com/curtadoc | www.contraponto.tv  | Contato: direção • Kátia Klock • (48) 3334.9805 / 9989.4202 • [email protected] | comunicação • Sarah Goulart • (48) 3334.9805 • [email protected]

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *