TV 2020

Publicado em: 18/01/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Ethevaldo, hoje é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Você prometeu falar sobre o televisor de 2020. Como será, em resumo, esse televisor daqui a sete anos?

Ethevaldo – Segundo alguns visionários que participaram de um seminário exatamente sobre a TV de 2020 no Consumer Electronics Show, Milton, nossos televisores mais sofisticados terão grandes dimensões, de 80 a 100 polegadas de diagonal, com as mais belas imagens 3D e sem necessidade de óculos especiais, produzidas pelas tecnologias de LED orgânico, ou Oled, e outra ainda mais avançada, denominada MiraSol, que ainda está nos laboratórios. Em resumo: além de Oled e MiraSol, a TV do futuro vai associar a tecnologia de tela flexível à de comando vocal, imagens de ultradefinição (U-HD) com resolução de 8K, ou seja, 32 milhões de pixels.

Milton – Quer dizer que, em sete anos, o mundo estará aposentando as telas de LCD, plasma e LED tradicionais?

Ethevaldo – Não, necessariamente, Milton. As novas tecnologias vão chegando lentamente, precisam de maior escala de produção e maturação de processos industriais para competir em preço com as tecnologias tradicionais. Por isso, é provável que os displays de LCD e de plasma, que são as tecnologias mais utilizadas atualmente, talvez ainda sobrevivam por mais sete anos. Mas o grande sucesso, Milton, serão as telas que utilizam processos inspirados na natureza.

Milton – Como serão esses processos que imitam a natureza?

Ethevaldo – Serão processos que reproduzem a beleza das cores das asas das borboletas, da plumagem dos beija-flores, das conchas de madrepérola, das bolhas de sabão ou das gotículas d’água que formam o arco-íris, resultantes de um fenômeno de nanotecnologia chamado iridescência. O nome comercial dessa tecnologia é MiraSol, que já permite a produção de telas pequenas para smartphones e pequenos tablets. Em mais três ou cinco anos, teremos telas MiraSol de 40 a 60 polegadas. Seu consumo de energia é o menor possível e suas imagens são nítidas mesmo sob a luz direta do sol.

Milton – Explique melhor as qualidades dessa imagem.

Ethevaldo – As imagens MiraSol têm nitidez e o contraste tão grandes que asseguram plena legibilidade de textos mesmo sob a incidência direta da luz do sol. E, mais do que isso, elas dispensam luz de fundo (backlight).

Milton – Até segunda.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *