TV que faz, faz bem
Quando a Televisão quer fazer, faz bem. Os resultados de iniciativas da Rede Globo para conscientizar a população de seus direitos e deveres, podem ser considerados de satisfatórios a ótimos. As campanhas educativas em mensagens curtas nos intervalos de programas, despertam no telespectador muitos mais atenção e interesse pelo assunto em pauta do que se imagina. É no campo da preservação da natureza que a Globo tem conquistado excelentes resultados. Programas como Globo Natureza, Globo Mar, só para citar alguns, são feitos com simplicidade levando mensagens fortes que motivam o telespectador a se interessar por assuntos cujo tema é o meio ambientes.
Quanto mais gente interessada no assunto , mais fiscalização sobre os predadores da natureza, já que o governo tem demonstrado fragilidade no combate ao desmatamento e outras ações que agridem o meio ambiente.
Graças ao trabalho da televisão, o povo ganhou maior consciência sobre a defesa do meio ambiente. Um pequeno exemplo disso está em algumas lojas que vendem fraldas para recém-nascidos. Uma mulher que pretendeu comprar fraldas descartáveis numa loja de artigos infantis recebeu como resposta a informação de que tal produto não era mais vendido ali. Somente fraldas de pano, daquelas do tempo de vovó, que eram lavadas várias vezes depois do uso, estavam á venda. Indagado sobre o motivo da oferta das antigas fraldas de pano, soube que mães mais modernas, estão preferindo estas em substituição às descartáveis que poluem o meio ambiente e levam muitos anos, rolando nos lixões, entupindo bueiros e poluindo rios e baias.
Como se vê, a TV tem papel importante no comportamento das pessoas e isso fica evidente até para o observador menos atento. Sem dúvida, a TV faz grande diferença.
Radialista e jornalista e foi apresentador noticiarista de rádio e televisão em emissoras de Curitiba e Florianópolis. É autor dos livros Pequena História de Grandes Talentos contando os primeiros passos da TV no Paraná e Sintonia Fina – histórias do Rádio. Jamur foi um dos precursores do telejornalismo em Curitiba.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!