Ubiratan Lustosa, das dedicatórias no alto-falante à diretoria da PRB-2

Publicado em: 06/10/2011

A Rádio Marumby de Curitiba, nos seus primeiros anos de atividade, foi uma verdadeira máquina de produzir bons radialistas. Na lista dos grandes profissionais que saíram dos alto-falantes e deram seus primeiros passos na arte de falar no rádio, está Ubiratan Lustosa. Ainda garoto frequentava as festas da Igreja Imaculado Coração de Maria na Praça Ouvidor Pardinho, e com seu irmão Clayton fazia dupla para anunciar no serviço de som, as homenagens que os rapazes faziam ás mocinhas, com apaixonadas dedicatórias musicais. O jovem locutor despertou a atenção do presidente da Congregação Mariana, Álvaro Almeida que o convidou para apresentar o programa “Ondas Marianas” na Rádio Marumby.

Em pouco tempo Ubiratan Lustosa já estava integrado na equipe de locutores da emissora. O locutor chefe, Herrera Filho, recomendou sua contratação e deu início a uma das mais brilhantes carreiras de um profissional na radiofonia paranaense. De locutor comercial passou em seguida a apresentador, redator e produtor de programas. Lançou programas como “Vamos Tirar o Pó”, “Poesia na Onda”, “De Quem é Este Retrato”, e um programa de auditório em que apresentava integrantes do Grupo Experimental de Operetas. Da música erudita passou para programas infantis no auditório com “Ciranda Infantil”, “Teatrinho Marumby” e “Teatro Infantil Paranaense”.

Lustosa não fugiu do padrão dos bons profissionais que apresentavam todo tipo de programas. Foi narrador de corrida de bicicleta, missa, baile de carnaval, programas de auditório e uma infinidade de eventos como inaugurações de obras e solenidades cívicas. Como a maioria dos radialistas da época sonhava em trabalhar numa emissora de grande porte, como a Rádio Clube Paranaense. Em setembro de 1957 foi convidado por Mário Vendramel e Sérgio Fraga para integrar a equipe da PRB-2. Junto com Vendramel apresentou programas que ficaram famosos como “Calouros Bedois”, “ Carrossel de Atrações” ,”Festival na Antena” e um programa de terror , com a parceria de Ivo ferro, intitulado “  “Teatro da Meia Noite”.

Lustosa chegou a Superintendente da Rádio Clube Paranaense, quatro anos depois de seu ingresso, coroando um período de grandes realizações e muito sucesso com os programas em que atuou.  Em 1991 completou 43 de atividade na frente do microfone e encerrou sua bela carreira.

(do livro Sintonia Fina – Jamur Jr)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *