Um em cada cinco europeus morre de doenças associadas ao ambiente

Publicado em: 14/02/2012

Um em cada cinco europeus morre de doenças associadas ao ambiente

Estudo da Organização Mundial da Saúde para a Região Europeia foi publicado, nesta terça-feira, em Bonn, na Alemanha; poluição do ar causa perda de mais de 8 meses na expectativa de vida, de habitantes do continente.

MÍDIA | Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Doenças associadas ao ambiente como poluição, ruídos do tráfego e precárias condições de habitação causam a morte de um em cada cinco cidadãos na Europa. Num estudo, divulgado nesta terça-feira em Bonn, na Alemanha, a Organização Mundial da Saúde, na Europa, informou que problemas gerados somente pela poluição podem levar a uma redução de 8 meses na expectativa de vida dos europeus. O fardo das doenças causadas pelo ambiente varia. Habitantes de países pobres, por exemplo, correm cinco vezes mais riscos que os países ricos.

A pesquisa sobre desigualdades ambientais na Europa foi compilada pelo Centro Europeu de Meio Ambiente e Saúde. A instituição foi fundada em 2001.

O ministro alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear, Norbert Röttgen, informou que seu governo está aumentando o apoio financeiro ao Centro por causa do impacto do ambiente sobre a saúde das pessoas.

Uma outra preocupação dos especialistas são os níveis de ruído do tráfego. Anualmente, 100 mil pessoas morrem na Europa por causa de condições inadequadas de moradia.

Nos novos países da União Europeia, 7 milhões de pessoas não têm banheira ou chuveiro em casa. Durante o inverno, 16 milhões de europeus passam frio por não ter recursos para aquecer suas casas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *