Um rádio digno dos seres em evolução que somos
Semana da Radiodifusão | 88 anos de Rádio no Brasil
O rádio é mais do que um canal no espectro das ondas eletromagnéticas. O rádio é mais do que uma parafernália de equipamentos eletrônicos, sejam eles modernos ou ultrapassados. O rádio é mais do que instalações de alvenaria ou de madeira. O rádio é mais do que do pensam os poderosos, sejam eles governamentais, privados, classistas, capitalistas, desta ou daquela crença religiosa, filosófica ou política. O rádio é acima de tudo e principalmente um bem universal como o ar que respiramos ou o sangue que flui em nossas veias. O rádio é conteúdo: cultura, informação, entretenimento e lazer. O rádio é instrumento de cidadania.
Assim vemos o rádio, a radiodifusão, a tecnologia, a ciência, a cultura, o modo de viver.
O projeto Caros Ouvintes, em sua primeira etapa, cumprida nos sete anos que comemoramos esta semana, teve como foco a memória e a história da radiodifusão em Santa Catarina. Dentro das limitações de um trabalho voluntário fizemos o possível; e para o que foi feito, contamos com o desprendimento e a força de mais de uma centena de colaboradores a quem reafirmamos nossa gratidão e apreço. A esses e aos que mais se juntarem a nós, vamos continuar relembrando, reconhecendo, divulgando e homenageando quem ajudou a construir o patrimônio contido nos 188 anos de comunicação eletrônica no Brasil.
A esse trabalho, a partir deste momento, acrescentamos mais dois desafios: interpretar o uso que se faz do áudio atualmente – aí inseridos todos os meios de comunicação por ondas eletromagnéticas ou não – e buscar com toda a força do empenho de nossa alma e coração usos que possam tornar o rádio e seus desdobramentos um bem coletivo, digno dos seres em evolução que somos.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!