Uma das melhores intérpretes do mundo é catarinense

Publicado em: 29/02/2016

Considerada por críticos brasileiros e europeus uma das melhores intérpretes da atualidade, Ana Paula da Silva, catarinense, em 2016 comemora 20 anos de carreira. Iniciou sua arte com a dança e na trajetória musical com 16 anos, evoluindo de intérprete, a instrumentista e compositora.

ana-paula-da-silva

Ana Paula compartilhou o palco e realizou inúmeros concertos dentro e fora do Brasil com grandes músicos. Viveu na Áustria por dois anos, lá trabalhou com vários instrumentistas na linha do jazz. Neste período lançou seu disco em parceria com o compositor, arranjador e guitarrista Alegre Corrêa. Gravou no disco de Martin Reiter – ALMA , CD que ganhou Prêmio de melhor disco de jazz em 2008 – Áustria. Realizou ao lado do conceituado músico de jazz Joe Zawinul uma turnê de cinco semanas em 2006, valorizando e conhecendo o uso da voz não somente em canções.

Realizadora de seus projetos, CDs e shows desde o primeiro disco de cinco já lançados Ana Paula da Silva lançou em 2006 Canto Negro e Por causa do Samba (Brasil e Europa), em 2008 o Livro CD Contos em Cantos, em 2009 selecionada pelo Prêmio Pixinguinha onde foram escolhidos dois artistas por estado lançou o álbum Aos de Casa (Brasil-Europa-Argentina) valorizando os músicos e a cultura catarinense conhecida por poucos. Em dezembro de 2010 produziu o quinto trabalho Pé de Crioula, disco inteiramente dedicado ao samba com arranjos e direção musical do ícone carioca Claudio Jorge e com grandes músicos como Mauro Diniz, Carlinhos 7 cordas, Ricardo Silveira, Mário Sève, participação especial de Gabriel Grossi, Robertinho Silva entre outros músicos, mantendo a proposta de apresentar e valorizar novos compositores.

Em 2013 Ana Paula da Silva recebe o presente da amiga e pianista Marisa Toledo, realizou o primeiro Songbook, intitulado Crioula com as composições de Ana, um lindo material com discografia, depoimentos e críticas.

Ana Paula em 2014 fez turnês dentro do Brasil visitando os estados do Paraná com seu projeto de samba e Rio Grande do Sul com as composições autorais também pela primeira vez visitou o estado do Ceará ao lado de Robertinho Silva e Davi Sartori no projeto Raiz Forte pela Caixa Cultural, além de seu estado Santa Catarina o show Raiz Forte chega na Áustria e Itália.

Em 2015, o show Raiz Forte se fortalece e visita mais 10 cidades do Paraná, realizando o Circuito Sesi/PR, cidades de São Paulo e Santa Catarina.
Ana Paula inicia o ano com o prêmio de melhor cantora no Prêmio da Música Catarinense, lança o novo álbum Raiz Forte comemorando 20 anos de carreira e prepara a gravação do primeiro DVD que será gravado no início do segundo semestre. Em 2016 já confirmou turnês na Europa e América do Sul, e show no Brasil.

Confira o Documentário que mostra o processo de gravação do disco Raiz Forte, de Ana Paula da Silva por Zé Guilherme Fidellis (Cromática Filmes) Curitiba/PR.

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/bPEeuY4yT_0″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *