Unesco analisa inscrições de novos sítios candidatos à reserva da biosfera

Publicado em: 04/04/2012

Especialistas examinaram aspectos científicos e técnicos em encontro realizado nesta quarta-feira.

MÍDIA | Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.

O Conselho Internacional de Reservas da Biosfera reuniu-se, na sede da  Unesco em Paris, para decidir os novos nomes que vão compor a reserva da biosfera. Na pauta da 18ª reunião do Conselho estão sendo estudadas questões científicas e técnicas relativas à nomeação de novos sítios, alterações e revisões periódicas dos locais já incluídos na Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Especialistas de todo o mundo fazem parte do encontro e contribuem com recomendações sobre o funcionamento do setor dentro da Unesco, incluindo o programa ” Homem e a Biosfera”.

O  “Homem e a Biosfera” da Unesco é um programa científico intergovernamental que visa melhorar as relações entre o homem e a natureza.

Lançado nos anos 70, oferece uma agenda de pesquisa interdisciplinar e promove a capacitação. Entre os principais objetivos do programa estão reduzir a perda de biodiversidade e lidar com os aspectos ecológico, social e econômico.

Como a questões trabalhadas pelo projeto envolvem diversos campos, o programa aborda várias disciplinas – ciências naturais, ciências sociais, economia e educação – para melhorar e preservar ambientes humanos e ecossistemas naturais.

As pesquisas do programa “Homem e a Biosfera” da Unesco incentivam as abordagens inovadoras para o desenvolvimento econômico com valores sociais, culturais e ecológicos.

Segundo a Unesco, o uso insustentável dos recursos naturais, combinado com as necessidades de uma população global crescente, está prejudicando seriamente a saúde dos ecossistemas, resultando na perda da biodiversidade.

Atualmente, cerca de 17 mil  espécies estão em perigo de extinção. Um problema que deve ser combatido pela agência com educação, comunicação e políticas públicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *