Unesco marca o Primeiro Dia Mundial do Rádio com programas especiais
Data de 13 de fevereiro foi escolhida por comemorar a criação da Rádio ONU, em 1946; rádio atinge 95% de qualquer segmento da população mundial.
MÍDIA | Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está comemorando neste 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946. Para celebrar o Dia, a Rádio ONU produziu vários programas especiais recordando os 66 anos de história. Nessa gravação, de 1954, a atriz de Hollywood, Audrey Hepburn, e embaixadora da Boa Vontade do Unicef, fala sobre a luta de crianças carentes ao redor do mundo. Além da atriz Audrey Hepburn, também participaram do programa, gravado nos estúdios da Rádio ONU, em Nova York, os atores Kirk Douglas, Deborah Kerr e Bing Crosby. Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de qualquer segmento da população mundial. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio. Uma pesquisa da agência revela que a audiência do rádio subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009. Apesar dos canais de mídia social e disseminação da TV por internet, o rádio continua crescendo em penetração e importância. No leste da África, por exemplo, o número de rádios comunitárias que transmitem nas línguas locais está aumentando. A Rádio ONU transmite programas e noticiários, diariamente, nas seis línguas oficiais da organização mais português e suaíle. Programas em mais cinco idiomas, incluindo hindi, urdu e indonésio são apresentados semanalmente.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!