V Congresso Nacional de História da Mídia

Publicado em: 13/05/2007

Encerram-se no próximo dia 18 as inscrições para o V Congresso Nacional de História da Mídia que se realizará em São Paulo, Capital, de 30 de maio a 02 de Junho de 2007.
Divulgação

“Este evento acadêmico acontece anualmente e é o único que trata da história da mídia, promove e recupera a memória midiática nacional”, explica o Prof. Dr. José Marques de Melo, da Intercom.
O tema central do Congresso é Mídia, Indústria e Sociedade: Desafios Historiográficos Brasileiros. Outros cinco sub-temas – Papel da Mídia na Sociedade Industrial Brasileira; Indústrias Midiáticas Brasileiras: Ascensão e Crise; São Paulo, 180 anos de Interfaces Midiáticas; e Brasil, século XX: Ícones Midiáticos, Paradigmas Comunicacionais – permearão as conferências, debates, mesas redondas e demais atividades do evento.
Promovido pela Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil, o Congresso tem sua primeira atividade (pré-abertura) marcada para o dia 30 de maio, das 9h às 20h30, no auditório da Faculdade Cásper Líbero. Ali os inscritos poderão participar de Oficinas, Reuniões de Trabalho e Colóquios (palestrante apresenta visão ampla do trabalho de pesquisa que vem realizando) com os temas, História Oral; Memória Midiática: Vitrines Paulistas; e Jornalismo Histórico: Alternativas Brasileiras.
A solenidade de abertura do Congresso ocorrerá no Teatro CIEE, dia 31/05, quinta-feira, às 8h30. A Conferência Inaugural tratará do tema 180 Anos da Imprensa Paulista, das 9h30 às 11hs, seguida das Mesas Redondas: Papel da Mídia na Sociedade Industrial Brasileira (das 11h30 às 13h); Indústrias Midiáticas Brasileiras Ascensão e Crise (das 15h às 17h30); e Brasil, século XX: Ìcones Midiáticos (17h30 às 19hs).
A sexta, 01/06, será marcada por sessões comemorativas do Dia da Imprensa onde várias instituições emblemáticas da Mídia Paulista serão homenageadas. No período da tarde é a vez das duas sessões dos Grupos de Trabalho da Rede Alcar se pronunciarem sob o tema Comunicações Coordenadas: Ícones e Paradigmas. As atividades do dia serão finalizadas com a Mesa Redonda das 19h às 21hs sob o tema Brasil Século XX: Paradigmas Comunicacionais.
Inscrição
Até 18/05 – R$ 240,00 (profissionais, professores, pesquisadores e outros participantes); 120,00 (estudantes, professores da Cásper Líbero e da Universidade Metodista). Contato: 11 3091 4088 ou www.iscafaculdades.com.br/redealcar
Fonte: http://www.adnews.com.br/teste/novo/eventos.asp?Cod_Noticia=47342

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *