Vale a pena fazer curso de locução?

Publicado em: 11/01/2012

O que mais me perguntam é se para ser locutor precisa fazer um curso. A resposta é não. Não é o curso que vai te tornar locutor. Primeiro você tem que gostar e se sentir bem fazendo locução. Depois procure um curso para se aperfeiçoar, não somente para aprender. Tem muito locutor bom que nunca fez curso na vida. Assim como tem muito locutor ruim que já fez e não melhora. Uma desculpa que ouço é: “na minha cidade não tem curso por isso não sou locutor”. Já comentei por aqui que se você realmente quiser, você pode ser locutor de rádio, sem curso, independente da região do Brasil que você está agora.

Não é fazendo um curso e obtendo o Registro Profissional (DRT) que você vai ter o emprego garantido. O que você realmente precisa fazer é se diferenciar. Por isso, se for fazer um curso, faça um que vale a pena. O Senac e a RadiOficina oferecem bons cursos técnicos em São Paulo. A Escola de Rádio é a referência no Rio de Janeiro. Na internet tem alguns comunicadores que oferecem cursos, livros, DVDs e apostilas. Descubra se quem está oferecendo o material é realmente um profissional de qualidade e invista no seu aperfeiçoamento.

Um curso não vai salvar sua vida, mas vai te preparar para o mercado. Ah, e mais umas coisinhas: procure se manter sempre antenado com que acontece no mundo, aprenda um pouco de inglês e faça amizade com quem já trabalha no ramo. Isso pode te ajudar mais do que um curso de locução.

1 responder
  1. Adriano ferreira says:

    Obrigado por estes esclrecimentos ,pena aqui na cidade onde moro nao tem curso de locução des dos 7 anos eu ja ovia o pulo do gato com meu pai ante de ir para a escolo hoje adoro noticias mas infelismente nao tenho recurso ,pois na cidade tem uma fugura que aparece mas que qual quer pessoa se acha o melhor,parabens pelas palavras quem sabe um dia eu consigo ser um locutor. ass Adriano ferreira sou de viçosa mg

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *