Vida no espaço

Publicado em: 21/01/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Ethevaldo, você acha que a tecnologia está revelando muita coisa nova no campo da astronomia? Ethevaldo – Acho, Milton. E vou partir da novidade mais interessante que tenho hoje nesse campo, que é a do número de possíveis planetas que giram em torno de estrelas como o nosso Sol. Aliás, se me perguntassem até ontem quantos planetas semelhantes aos de nosso sistema solar já haviam sido descobertos pelos telescópios mais poderosos da NASA, eu estimaria que não cheguem a uma centena, Milton. Minha surpresa foi constatar, há poucos dias, ao visitar o site principal da NASA, que já são 2.740 planetas potenciais que giram em torno de 2.036 estrelas. A agência espacial norte-americana tem um projeto denominado Kepler que vem fazendo o levantamento do universo em busca de planetas, para encontrar aqueles que apresentam condições mais próximas às da Terra, onde possa existir alguma forma de vida. A maioria dos possíveis planetas foi descoberta depois de 2009.

Milton – E como são esses planetas?

Ethevaldo – Dos 2.470 planetas potenciais, 341 são do tamanho da Terra. Os restantes são maiores. Entre os maiores, 81 superam as dimensões de Júpiter. Quem quiser mais detalhes, é só entrar no side www.nasa.gov . Apenas uma pequena minoria desses planetas tem condições próximas às da Terra, ou favoráveis à existência de vida.
Milton – Você acha que em algum ponto do universo exista um planeta muito parecido com a Terra e com seres inteligentes?

Ethevaldo – Acho muito provável, Milton, considerando que nossa galáxia tem mais de 100 bilhões de estrelas e o universo visível, mais de 100 bilhões de galáxias. A probabilidade matemática é muito grande. Mas, por enquanto, ninguém tem certeza.

Milton – Até amanhã.

2 respostas
  1. Roseane says:

    Olá!
    Tudo bem?

    Sempre que posso, entro no site da nasa.O universo é simplesmente maravilhoso, como Deus é maravilhoso, tudo é belo a sua semelhança. somos um grão de areia diante de tanta beleza, tudo é perfeito. Eu em particular, acredito, em alugum lugar do universo, outra galaxia, tem sim vida inteligente, seria muita prepotencia acharmos que somos os unicos.Pena que até hoje, ainda não tivemos essa confirmação, pois tenho certeza, já estamos sendo visitados ha muito tempo…Exsitem pessoas que sabem do que estou falando, só não podem duvulgar ao mundo, pois os homens ainda não estão preparados para lidar com isto…Voces acreditam?… Um abraço.
    Roseane

  2. Roseane says:

    EU DE NOVO. DESCULPE INVERTE UMAS LETRAS… VOU CONTAR UM SEGREDO, ESTOU DIGITANDO SEM OCULOS. QUE DEUS AJUDE…

    tCHAU. rOSEANE

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *