Você lembra do Mazzaropi no cinema? Pois saiba que ele fez rádio
Todos nós certamente assistimos um dia um filme do Mazzaropi no cinema, ou, mais recentemente, em vídeo. Nascido em São Paulo, em 1912, ele personificava o “caboclão”, matuto no andar e no falar, mas de uma esperteza a toda prova.
Carlos Braga Mueller
Na juventude, chegou a fugir de casa para acompanhar um circo. Curiosamente, no teatro, antes de lhe darem o palco, ofereceram-lhe uma brocha para pintar cenários. Mazzaropi contou em uma entrevista à revista Veja, em 1970, que se inspirou em Genésio Arruda para criar o seu tipo. Arruda foi o primeiro caipira do cinema brasileiro, ainda no tempo das cenas mudas.
Antes de ter sua própria companhia teatral, Amácio Mazzaropi precisou suar muito em circos, teatros e clubes, contando piadas para as platéias, que não cansavam de aplaudi-lo.
Tornou-se um nome bastante conhecido e em 1946 foi convidado por Dermival Costa Lima para trabalhar na Rádio Tupi de São Paulo, integrante das Emissoras Associadas.
Assinou contrato e o programa ficou oito anos no ar. Chamava-se Rancho Alegre e nele Mazzaropi contava piadas e cantava canções sertanejas, acompanhado de um sanfoneiro.
Choveram cartas dos fãs. Só na primeira semana foram 2.000 cartas.
Em 1947 as Emissoras Associadas (do jornalista Assis Chateaubriand) promoveram uma excursão a Minas Gerais: a Brigada da Alegria. E Mazzaropi pode sentir o carinho dos mineiros quando se apresentou nas rádios Guarani e Mineira. Estava consagrado nacionalmente! Graças ao rádio.
1950 marcou a inauguração da primeira televisão brasileira, a TV Difusora, Canal 3, de São Paulo, pertencente ao grupo Associadas. E como tudo na TV foi copiado do rádio, Mazzaropi, um dos convidados para o show de estréia, foi lá para fazer tudo o que já fazia no rádio, tornando-se o primeiro humorista da televisão.
E não houve como recusar: deram-lhe um horário todas às quartas, às 21,00 horas. A direção da Tupi lançava assim, também na TV, o programa que já fazia sucesso no rádio: Rancho Alegre, contratando o experiente Cassiano Gabus Mendes para dirigi-lo. Para contracenar com Mazzaropi foram buscar Geni Prado. Anos depois, Geni trabalharia em praticamente todos os filmes de Mazzaropi, interpretando a companheira do Jeca. A Philco, que fabricava rádios e televisores, foi a patrocinadora deste programa pioneiro.
Em 20 de janeiro de 1951 o ator participou também do programa inaugural da TV Tupi do Rio de Janeiro, Canal 6. E aceitou apresentar no Rio outro programa semanal, que ia ao ar às quintas-feiras à noite. Teatro, rádio, televisão… Mazzaropi fazia de tudo um pouco. E por causa da televisão foi descoberto pelo cinema.
A Cia. Cinematográfica Vera Cruz estava se instalando em São Paulo e prometia ser a “Hollywood brasileira”. Em 1952 Mazzaropi atuou em dois filmes da Vera Cruz: “Sai da Frente” e “Nadando em Dinheiro”.
Neste mesmo ano estrelou na televisão a novela sertaneja “O Meu Mundo é Aquele Rancho”, escrita pelo radialista Teixeira Filho. Em 1954 Mazzaropi assustou todo mundo quando saiu das Emissoras Associadas e foi para uma concorrente: a Rádio Nacional de São Paulo, para atuar em um programa que visitava os clubes e onde ele contava piadas, fazia imitações e cantava. O programa foi ao ar até 1955.
Em 1958 vendeu tudo o que tinha e fundou sua própria companhia de cinema: a PAM Filmes. Por essa época, talvez até para arrecadar mais caixa, excursionou pelo sul do Brasil. Em Blumenau apresentou-se no Cine Busch, em show que foi transmitido pela PRC-4 Rádio Clube.
Mazzaropi “estrelou” ao todo 32 filmes, quase todos disponíveis hoje em dia em DVD. Morreu no dia 13 de junho de 1981 e deixou incompleto o filme “Maria Tomba-Homem”, que certamente seria mais um sucesso!
{moscomment}
Radialista, jornalista e escritor. Iniciou fazendo locução e radiojornalismo na Rádio Clube de Blumenau. Também pioneiro na televisão, foi o primeiro apresentador de telejornalismo na TV Coligadas, atual RBS TV de Blumenau. Articulista, escreve sobre os meios de comunicação em SC no blog do Day e no site Caros Ouvintes.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!