Voz e Imagem no Telejornalismo
Imagem. Televisão é imagem. É com ela que os apresentadores, repórteres e entrevistados tem que se preocupar em primeiro lugar.
Cuidado com a sua imagem corporal, ela fala primeiro. Seu rosto, mãos, pernas, ombros, sua boa postura são fundamentais.
Muitas vezes vemos apresentadores de Telejornal com o semblante sério falando notícias leves, como esporte, música ou cultura. E ao contrário, alguns com um sorriso nos lábios dizendo notas sérias.
A mudança é muito rápida de uma notícia para outra, tem que se estar atento. Há também aqueles que levam o seu mau humor para a tela, não conseguindo disfarçá-lo em situações mais leves, fazendo com que o espectador note logo o sorriso forçado.
Em todas as situações citadas a voz é a resposta idêntica.
Gestos
Há que se ter cuidado com os gestos exagerados, pois não podem cobrir seu rosto. Em cada posição que o apresentador estiver, sentado, em pé, parado ou andando sua maneira de gesticular será diferente.
Emoção
O apresentador não é um ator. Ele tem que passar a emoção da notícia sutilmente, com a imagem de seu rosto e a voz correspondente. Ele não pode se envolver a tal ponto que, ao ser mudado o assunto, ele continue a sofrer com a notícia anterior ou continuar sorrindo.
Voz
A voz é a resposta de sua imagem, postura, humor e emoção. A leitura só será natural, se você estiver com tudo em harmonia.
Na TV, a fala vem acompanhada de imagens e, por isso, a voz não precisa ser tão impostada.
Respiração
É importante que você aprenda a respirar corretamente, a respiração bucal exagerada na televisão é vista e ouvida. O Jornalista tem que treinar exercícios de fôlego, pois há notícias longas que exigem uma pontuação oral interpretativa diferente da pontuação gramatical muito pausada.
Articulação
Como todo profissional que usa a voz e a fala como instrumento de trabalho, a articulação correta de todos os fonemas, a abertura da boca na forma certa das vogais, sem exagero, é fundamental para uma apresentador ou repórter. Articulações erradas como, por exemplo, de um /s/ ou /z/ com projeção de língua entre dentes, que no rádio as vezes não é percebida, na TV é inadmissível.
Tem que se ter cuidado também com a mordida cruzada, oclusão das arcadas erradamente, entortando a mandíbula para o lado em alguns sons.
Ritmo
O rítmo é um dos pontos mais importantes nos noticiários, pois se modifica de acordo com a notícia, o esporte a ser narrado ou mesmo o tipo do programa a ser apresentado. Existem programas culturais de história ou de esportes radicais para jovens, e o ritmo não será o mesmo.
Imagem da palavra. Se no rádio ela é importantíssima, na TV quando se narra, por exemplo, um OFF (narrativas onde não aparece o apresentador, só as imagens de um filme ou jogo), a palavra tem que acompanhar a imagem mostrada, tem que ter vida, colorido, senão a fala fica robotizada.
Entrevista
Nas entrevistas, tanto o entrevistador como o entrevistado devem se entreolhar quando estão conversando. Caso seja uma mesa redonda, todos os convidados e entrevistador, devem olhar para quem estiver falando.
Boa sorte a todos os jornalistas que pediram essas dicas , e muito sucesso !!
“Que o meu pensamento e espírito possam inspirar-me sempre
No que Devo Dizer e como Dizê-lo, no que Devo escrever,
No que devo fazer e como agir perante a minha
Informação junto ao público, que merece sempre
Ter o meu respeito e responsabilidade.Só assim serei um bom comunicador.”São Tomás de Aquino
*Maricelia Brito é Fonoaudióloga Especialista em Voz pela UFSC, cantora, locutora,atriz, diretora teatral e professora de Técnica Vocal. Contato: [email protected]
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!