Vozes das mulheres do Brasil – 1/15
AudioDOC | Railda Herrero e Mário de Freitas, Rádio Nederland
O flagelo da mulher através dos tempos é uma das ignomínias que a civilização atual herdou e mantém como relíquia quando de fato é uma profunda maldade. Os artifícios criados pelas sociedades modernas são os mais nefastos porque transfigurados em ilusórias homenagens como, por exemplo, as comemorações do Dia Internacional da Mulher. A propósito, selecionamos uma série de 15 programas radiofônicos que tratam do assunto com a devida propriedade que ele merece: um retrato verdadeiro – embora cruel – de como vivem as mulheres no Brasil. Nossa esperança é que a radiodifusão brasileira esteja atenta e se capacite do seu dever de também tratar desses assuntos, como fez a Rádio Nederland da Holanda em 2009.
A Radio Nederland, com o apoio da agência holandesa de cooperação para o desenvolvimento apresenta a série de programas especiais “Vozes das Mulheres do Brasil”, produzida pelos jornalistas Railda Herrero e Mario de Freitas.
Com edições de trinta minutos cada, a série de quinze programas visa aprofundar temas como a desigualdade, o tráfico de seres humanos, a violência doméstica e o abuso de meninas. Mostra um perfil das mulheres brasileiras levadas à prostituição e sua organização para garantir a cidadania e o controle da Aids.
As rotas e as formas de aliciamento do tráfico de mulheres também são temas desta série de programas. Alternativas e projetos para superação da miséria em diferentes regiões do país são apresentados como modelos de inserção social que fazem a diferença, principalmente onde não há emprego formal. (Arquivo da edição de 05/03/2009).
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!