Vozes do Rádio Catarinense – 1
O rádio em Santa Catarina começou no Vale do Itajaí, seguiu para o Norte, retornou para o litoral do Vale e só, então chegou à Capital do Estado. Com a colaboração do Sindicato dos Radialistas Profissionais e Empregados de Radiodifusão e Televisão da Região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina, iniciamos a divulgar parte do acervo pessoal do radialista e presidente do sindicato, José Eli Francisco. Ouça o trecho de abertura e parte da entrevista realizada com Wolfgang Brosig, considerado o “Pai do Rádio de Joinville”. As vozes, além do entrevistado são de Helena Tarragô, Mário Hütil, Ramiro Gregório da Silva, Aymoré do Rosário, Luiz Henrique da Silveira e Paulo Roberto Brosig.
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Um dos méritos de CAROS OUVINTES é não permitir que caiam no esquecimento nossos amigos que fizeram a história do rádio.Tive a oportunidade de trabalhar com o “seu Brosig”, em 1978, nas rádios Colon e Difusora, rádio que criou pioneiramente. Mesmo tendo bons motivos, nunca senti qualquer amargura em suas lembranças e ele as tinha muitas, histórias que contava com detalhes, em nossas longas conversas que remontavam o inicio do rádio em Joinville, os problemas no tempo da guerra, o preconceito e tantas coisas que valeriam um livro. Estes documentos escritos e registros sonoros são importantes porque estamos vivendo o limiar da história, onde o começo tende a ficar esquecido enquanto os meios de comunicação, comunicadores e radiodifusores começam a viver uma nova era, talvez mais pragmática e menos romântica.