Wikipédia é um milagre da colaboração

Publicado em: 17/07/2014

NONATO – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Nonato, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

NONATO – Ethevaldo, qual é a avaliação que você faz da Wikipedia hoje?

ETHEVALDO: E acho essa enciclopédia uma iniciativa incrível e um milagre de colaboração. Foi criada em 15 de janeiro de 2001, inicialmente em inglês, por Jimmy Wales e Larry Sanger. Todos os autores de seus artigos são voluntários e escrevem pelo prazer de divulgar conhecimento Nonato.

Hoje está escrita em 287 idiomas, com um total de 32,3 milhões de artigos, que podem ser utilizados livremente por quem quiser em todo o mundo. A edição em inglês é a que tem mais 4.548.000 artigos.

O site da Wikipedia é o sexto mais acessado do mundo, com quase 500 milhões de leitores ou usuários. Sua versão em português tem hoje 832 mil artigos.

NONATO – Qual é a confiabilidade da Wikipedia?

ETHEVALDO: Cresce a cada dia, Nonato. A enciclopédia tem a vantagem de ser permanentemente revista e corrigida.

Veja, por exemplo, a data de hoje, 14 de julho. Reli ontem tudo que a Wikipedia tem sobre essa data, Nonato, que se tornou Data Nacional da França, em homenagem a um episódio da Tomada da Bastilha, na Revolução Francesa, a 14 de julho de 1789.

NONATO – Mas, além da Revolução Francesa, você tem algum fato que testemunhou em um 14 de julho?

ETHEVALDO: Passei um 14 de Julho inesquecível na França – que faz uma festa maravilhosa. Além desse dia, eu acompanhei dois acontecimentos importantes ocorridos no dia 14 de julho de 1977.

Eu estava em Estocolmo, a trabalho, e naquele dia nascia a Princesa Vitória da Suécia, filha do Rei Carlos Gustavo 16 e da Rainha Silvia.

De lá, tomei um avião para Nova York porque a cidade enfrentava o pior blackout ou apagão de sua história, que durou 25 horas, desde a tarde de 13 de julho até a tarde de 14 de julho. Cheguei ao anoitecer e Manhattan era o retrato do caos com mais de 1.500 lojas saqueadas durante.

Curiosamente, Nonato, 9 meses depois, as maternidades de Nova York batiam todos os recordes de nascimentos. É que a noite de 13 para 14 de julho, sem energia elétrica, sem TV e sem cinema, não deixou outra opção aos casais senão ir para cama bem cedo.

NONATO – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *