Hô de casa

Publicado em: 28/07/2008

O nome do programa de rádio não poderia ser mais original. É a saudação de quem pede licença para entrar e falar aos lares da região de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, cidade interiorana a 500 quilômetros de Porto Alegre. O nome do programa é “Hô de Casa”. Transmitido de segunda a sexta-feira, das 13h30 Às 15 horas, pela Rádio Noroeste AM, o programa de avisos e de compra e venda, tem quase 40 anos.

Desde 1973 quem está á frente da atração no dial 890 KHZ é Mauri Carlos, intitulado na vinheta de abertura do programa como “a lenda viva do rádio”. Conforme o radialista, de 67 anos, a atração atinge mais de 20 municípios na região Noroeste do estado gaúcho, bem como os municípios argentinos de Posadas e Obera.

Tradicionalmente o programa era transmitido ao vivo da Estação Rodoviária, mas ultimamente o QG é o estúdio da rádio. As portas estão abertas para todo tipo de recado. Quem quiser utilizar o microfone para avisar que tal parente está doente ou faleceu, pode fazê-lo. Pode também informar que o tio ou tia, avô ou avó, mãe ou pai, irmão ou irmã, estão bem, que já saíram do hospital e seguem pra casa no próximo ônibus. Os parentes de Maria Madalena usam as ondas do rádio para parabenizar a moça, moradora do bairro Cruzeiro, por mais uma primavera. 

Quem quiser vender um leitão, bezerro, é pra já. Há quem prefira negociar um imóvel, contendo duas canchas de bocha e uma casa mista. Há os que queiram vender uma moto Honda, um Chevette e até uma camionete 1972. Tem gente que quer vender duas mil telhas de barro e outros um computador mais impressora. Já a jovem Shirlene quer sair da roça. Quer vir morar no centro de Santa Rosa. Diz que pode trabalhar como empregada doméstica ou babá.   Para embalar os ouvintes, entre uma mensagem e outra, o radialista Mauri Carlos toca músicas gauchescas e sertanejas.

É a relação simples e forte entre público e rádio. É o rádio que presta serviço a uma população fiel que se ouve no Hô de Casa.


fotodoradialistamauricarlos.jpg
Mauri Carlos: “a lenda viva do rádio“.

fotofachadadaradionoroeste.jpg
Fachada da Rádio Noroeste AM em Santa Rosa.

11 respostas
  1. Altair says:

    Um grande abraço aos amigos de Santa rosa e o pessoal da Radio moro em Porto ALEGRE E ACOMPANHO A RADIO TODOS OS DIA SVIA INTER NET UM ABRAÇO AO PESSOAL DE PORTO MAUA GUARANI E A

  2. Tatiana Ruppenthal says:

    ola… bom dia… sou tatiana ruppenthal…. sempre houvia ao ho de casa junto com minha avó , mãe de criacao… hoje casada residindo em Horizontina… ouço pela internet, as noticias… gostaria de mandar um forte abraço a vocês da rádio e a minha avó… e dizer que a amo muito… obrigada,e abraços

  3. edmundo reinheimer says:

    BOA TARDE…MAURI CARLOS E COM IMENSA ALEGRIA QUE DEIXO AQUI O MEU ABRAÇO A VOCE E A SEUS FAMILIARES,NAO SEI SE VOCE LEMBRA DE MIM SOU O EDMUNDO REINHEIMER(NENE) ATUALMENTE ESTOU MORANDO EM ITAIPULANDIA NO PARANA,LEMBRO COM MUITA SAUDADE DE VOCE E DO SEU PROGRAMA,SAUDAÇOES E UM GRANDE ABRAÇO A TOODS OS TUPARENDIENSES.

  4. ROSELAINE FOLIATI DA LUZ says:

    oi MAURI TUDO BOM CRESCI OUVINDO TEU PROGRAMA SAUDADES DO PESSOAL DE sANTA Rosa hoje moro em Portao beijos a todos

  5. paulo gregory says:

    apenas dizer a vc mauri carlos que cresci em volta da rodoviária de santa rosa como lavador de caro,e vendo vc transmitir o programa ao vivo. e também fui entregador do jornal noroeste e o jornal a serra,acho que esse ñ existe mais,mas isso ñ interresa hj escuto vcs pela internet quando estou em casa pois passo 14 dias embarcado em alto mar nas plataformas de petróleo da petrobrás.e morro em natal,rio grande do norte,claro e com muitas saudades da cidade então meu amigo vc realmente é uma lenda viva do rádio brasileiro e merece td o respeito do povo santarosense e região. valeu mauri carlos um abraço a tds os funciónarios que fazem parte desta maravilhosa rádio noroeste….

  6. EVALDO GODOY says:

    Estamos ouvindo seu progama direto de Campo Grande/MS
    matando a saldade do Rio Grande do Sul……..
    ouvintes Evaldo,Marlon,Elveni,Catiele e Clrebertom..

  7. vanderlei carvalho says:

    VANDERLEI CARVALHO DE NOVO HANBURGO MANDA UM GRANDE ABRAÇO PARA TODA FAMILHA CARVALHO E PARA TODA A FAMILHA SILVA DA VILA PLANALTO E UM GRANDE ABRAÇO PARA O LINDOLFO SILVA
    AGRADEÇEMOS AO PESSOAL DA RADIO
    OBRIGADO

  8. Ana Eliete Daubermann says:

    Sr Mauri, peço o favor de anunciar que perdi em lugar incerto,o doc de uma biz e junto estava a carteira de habilitação, depois de 16-01-13. Eu sou a Ana, que entrego o jornal noroeste, no Bairro Cruzeiro.. Quem achar pode ligar para o 9654 2918 – 9151 2687 – 8101 0549, ou entregar na rádio…obrigada

  9. pedro missioneiro says:

    seu mauri,sou pedro missioneiro cantor e compositor
    queiro lhe mandar um cd dos meus para o senhor analizar
    e ver se pode divulgar pra mim ,fico no aguardo,abraços amigo.

  10. Ângela janete da silva. says:

    Boa tarde.sou filha do Jorge.amigo seu.estou aqui para pedir se o senhor poderia anuncia …vendo casa em cruzeiro número 400 Valdemar pízone .rua julho zulke.tratar ..0155197678342 ou 0215591211680…Estou residindo em glorinha rs…em tratamento com a filha qUE tem problemas cardíacos..obrigada pela atenção.quando eu ir pra lá vou aí acertar com o senhor..Obrigado.um Abraço a todos que me conhece desta linda cidade santa rosa…Angela janete da silva.aceito propostas…

  11. Antunes Severo says:

    Dona Ângela,
    Somos gratos pelo seu contato, mas não temos como ajudá-la.
    Estamos fazendo este registro público no sentido de que visitantes de nosso site possam colaborar.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *