Reality show conscientiza família sobre o desperdício
A família Valeri, formada por Ana Cláudia, uma professora da rede de educação infantil, o engenheiro elétrico Marcelo e seus dois filhos, abriu sua casa para a equipe do EcoPrático, primeiro reality show da TV Cultura, a fim de torná-la mais adequada do ponto de vista sócio-ambiental.
Na confortável casa que vivem (no estilo chácara), num condomínio da Granja Viana, em São Paulo, o primeiro problema detectado foi o desperdício. Os moradores gastam muitos recursos com o banho a gás, por exemplo. Isso porque o banheiro fica bem distante da fonte de água, o que requer uma bomba muito potente, que consome quantidade excessiva de luz e gás para o seu funcionamento.
Pais e filhos praticam esportes das mais variadas modalidades, o que é bastante saudável, o único porém é que a área livre do imóvel é subaproveitada do ponto de vista ecológico. Os filhos também acumulam mais de 20 bolas, que poderiam ser doadas para outras crianças.
Diante desse cenário, os apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane batem um longo papo com a família, propondo a mudança de alguns hábitos. Fazem também diversas modificações estruturais para permitir o melhor aproveitamento dos recursos naturais que os cercam.
Entre as mudanças, o plantio de mais árvores frutíferas e um jardim de ervas na área externa. Também foi construída uma composteira de folhas para adubar as plantações orgânicas. O galinheiro foi ampliado e recebeu mais galinhas, o que vai possibilitar que a família consuma ovos orgânicos. A equipe do programa também encontrou uma solução para o desperdício durante os banhos.
AdNews
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!