Show musical no rádio de Blumenau

Publicado em: 20/07/2005

Um dos primeiros programas de rádio do Estado foi o “Peça sua música”, uma das maiores fontes de renda da Rádio Clube de Blumenau.
Por Clóvis Reis e César Martins

O ouvinte ia até a emissora, pedia uma música, fazia alguma dedicatória e pagava a emissão. O programa teve início na década de 1930, se estendendo até meados dos anos 1970.

Segundo Braga Mueller (2003), o espaço era extremamente lucrativo para a emissora, porque existiam músicas de sucesso para as quais havia de 10 a 15 dedicatórias. O “Peça sua música” ia ao ar das 15h às 22h.

Caixa de pedidos Lever

O programa “Caixa de pedidos Lever” era outra atração da Rádio Clube, às 14h. Segundo Braga Mueller (2003), o programa era produzido em Blumenau, mas todas as orientações relacionadas ao roteiro vinham de uma agência de publicidade com sede em São Paulo.

O “Caixa de pedidos Lever” consistia basicamente em enviar uma embalagem do sabonete Lever (antecessor do sabonete Lux) para a emissora, aproveitando o espaço para pedir uma música e escrever uma dedicatória. O programa ficou no ar de 1955 a 1963, com patrocínio exclusivo das indústrias Lever.

Cortesia musical

O “Cortesia musical” era levado ao ar pela Rádio Nereu Ramos e tinha características  semelhantes ao do “Peça sua música”, da Rádio Clube. O programa estreou junto com a emissora, em 1958, mas o seu tempo de emissão era menor do que ocorria com o concorrente. O “Cortesia musical” ficou no ar até meados da década de 1970.


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *