Zininho descobre a Namorada da Cidade

Publicado em: 02/02/2009

Caros leitores-ouvintes, nesta série de reminiscências continuam reaparecendo algumas jóias que estavam escondidas la no fundo do baú da minha vida profissional.

São preciosidades que me acompanharam desde 1971 até 2006 quando deixei de fazer o Show das Dez na Rádio Cultura de Joinville. Foram quase 35 anos de total sucesso ainda hoje lembrado por muitos ouvintes.

Dos arquivos que selecionei para hoje destaco com muito carinho as vinhetas de abertura e encerramento do programa Show das Dez e um jingle composto pelo Zininho especialmente para a Rádio Cultura, por encomenda do grande Ramiro Gregório da Silva, um dos nomes mais famosos e respeitados da radiofonia catarinense.

As vinhetas foram gravadas no estúdio da RGE com Pocho e seu Conjunto (Ah! Que saudade!) e o jingle “Namorada da Cidade” foi composta pelo Zininho, autor dos hinos de Florianópolis e Joinville. Gravado também nos estúdios da RGE – Coisa linda! Me emociono até quando estou escrevendo e ouvindo ao mesmo tempo. “Belos tempos… lindos dias…” RC!

Ouça na sequência: Vinhetas de abertura e encerramento do Show das Dez e em seguida o jingle Namorada da Cidade.

14 respostas
  1. sergio murilo says:

    Realmente é uma Pérola no Radio ouvir vinhetas desse q foi o nosso Poeta.
    Parabéns.Moro no mesmo Bairro em q o Zininho morava e tive momentos de muito aprendizado com ele. Trabalho no setor de Rádio da Unisul e Queria deixar um forte Abraço pra todos.

  2. Osman Lincoln says:

    Coisa linda meu irmão.
    Emocionante. A sua sensibilidade é demais.
    parabéns véio.

  3. J.Pimentel says:

    Maravilhosa lembrança. Que rádio fantástico se fazia nesse tempo. Parabéns pela sensibilidade.

  4. Carlos Bozler says:

    Que bela lembrança , espetacular, me lembro de meus pais que eram ouvintes do programa e também amigos do radialista que marcou uma época de ouro.
    Parabéns
    Carlos Bozler -lilo

  5. Roberto Bozler says:

    Me fez lembrar das manhãs na rua jaguaruna, acredito que éramos felizes e não sabiamos.
    Eli, parabens

  6. Dalva M. G. da Silva says:

    Faço minhas as palavras de J. Pimentel. Que rádio fantático se fazia naqueles tempos!!!!!! Que vinhetas maravilhosas, jamais deverão serem esquecidas. Lembro-me de uma manhã, lá pelo ano 2000, o Eli Francisco fez um Show das Dez, especial, muito especial, (poderia dizer que era dia de finados, mas não tenho certeza), lembrou vários joinvilenses já falecidos, relembrava seus feitos e os exaltava com muita admiração e saudades reais. Eu que fazia meu almoço, chorava muito, pois estava emocionadíssima e meu coração queria explodir de tanta emoção por todas aquelas histórias lindas e pela minha história. Eu ficava falando – Eli fala também sobre meu filho, fala Eli sobre o Mukito, por favor (ele caiu do telhado em 1996. Nós morávamos encima do Comercial Zanatta, enfrente ao Posto Enxaimel, quase em frente do Cemitério Municipal) e veio a falecer no dia seguinte. Seus orgãos foram doados, córneas, rins, fígado e coração. E ao mesmo tempo que sentia muita tristeza, sentia também algria e orgulho. Ele foi um herói, e eu queria que o Eli dissesse isso.- “Não podemos deixar de falar também do menino Renato Caetano da Silva Filho que nos deixou em 22 de janeiro de 1996. Era um menino lindo, sensível, educado e que estuda na Escola Agricola Carlos Hans Funck, nossas saudade pela ausência do Mukito” (porque era assim que todos o conheciam). Mas o Eli não falou sobre ele e eu fiquei muito triste. Porque,é claro que ele não iria falar sobre o Mukito, mas para mim ele iria falar. Eu estava esperando por esse momento. Ele também era um cidadão joinvillense também foi um herói e também participou da história de Joinville , a capital das Orquídeas. Eli, que Deus o abençõe sempre. Um grande abraço também ao Samuca, amo o programa dos domingos. Canto, danço e as vezes choro. Que fantásticas horas passo aos domingos fazendo meu almoço junto com minha família. Amo voces, Sejam iluminados, sempre.

  7. Elizabete says:

    Que saudade dos tempos em que morava em Joinville e tinhamos uma rádio companheira.

  8. Milton says:

    Tenho 46 anos e sou nascido e vivo até hoje em Joinville. Dias desses sonhei com um musica mas não lembrava a letra. Pela manhã, quando acordei comentei com minha esposa sobre o sonho e disse a ela: eu conheço esta música!!! Pela melodia puxei pela memória e lembrei que a tal música tocava no programa “Show das Dez” com o fantástico locutor José Eli Francisco. Fui ao Google e achei neste site o arquivo para download. Que coisa boa! Que saudades da namoradinha da cidade!!! Realmente é um amor prá toda a vida!!! Eli grande abraço a você!

  9. josé Eli Francisco says:

    Fiquei emocionado ao vêr tantas manifestações sobre a Rádio Cultura ,onde comecei e encerrei minha carreira . Foram 50 anos de dedicação e amor à esta cidade de Joinville SC . Agradeço ao Instituto Caros Ouvintes , particularmente ao abnegado Antunes Severo . Sem seu importante e meritoso trabalho não estariamos aqui agora revivendo e sentindo essas emoções.

  10. José Eli francisco says:

    Logo vem setembro e com ele os ipês para colorir de amarelo a cidade de Joinville .
    Mais de 50 mil mudas foram distribuidas graças a sensibilidade de pessoas que nos ajudaram nessa campanha de florir Joinville . Valeu a pena viu pssoal da Câmara Junior de Joinville , professores de estabelecimentos de ensino que abraçaram a causa
    Valeu a pena esperar mais de 30 anos para ver as ruas , calçadas e praças , enfeitadas com as flores enquanto as pessoas caminham sobre elas cantarolando , quem sabe “…RC éa a namorada desta capital florida …..”

  11. Valmor Manoel dos Passos Junior says:

    Muito bom poder ouvir novamente esta musica RC a namorada da cidade,quantas lembranças boas ela nos traz de volta,lembro-me que sempre tomavamos cafe em nossa casa com o radio ligado la estavam meus pais, meus irmãos enfim a familia toda e sempre ouviamos este jingle e cantavamos junto, nossa quantos momentos felizes e que saudades, chega a te cair uma lagrima como diz o caboclo kkkk muito bom poder ouvir esta musica e reviver certas lembranças.

  12. JEFERSON (KEKO) says:

    É DE ARREPIAR, OHHHH SAUDADE… AQUI EM ARAQUARI TAMBÉM ÉRAMOS LIGADOS NO SHOW DAS DEZ.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *